segunda-feira, 27 de julho de 2009

Semana de decisão

Pitter Ellwanger

O Brasileirão 2009 ainda está longe do fim, mas a dupla Gre-Nal vive uma semana de decisões particulares. Tanto Grêmio quanto Internacional enfrentam situações que podem ser determinantes para seu futuro - bem próximo - dentro da competição.

O Inter corre contra o tempo para estancar uma crise que parece não ter fim. Aliás, a saída de Nilmar é um indicativo de que o que está ruim, ainda pode piorar.
O badalado esquema tático de toques rápidos e muitos gols virou um amontoado de erros e fracassos individuais. É claro que no futebol ninguém é imbatível, mas a queda vertiginosa do desempenho colorado ainda é um grande mistério.
O fato é que o Inter precisa desesperadamente da vitória contra o Barueri na quarta-feira. Um simples empate será motivo para mais “terra arrasada”. A recepção “calorosa” na volta da delegação do Rio de Janeiro indica que a paciência do torcedor já foi pro espaço faz muito tempo.
E assim como o Grêmio demorou para achar um treinador para o lugar de Celso Roth, o Inter no momento também não teria opções à altura da sua exigência para substituir Tite.
Lembrem-se: Muricy já está empregado!!!
Portanto, só a vitória interessa contra o perigoso Barueri.

Com o Grêmio, a situação não é diferente: só a vitória interessa. Eu sei que as circunstâncias são outras. Paulo Autuori não está com o cargo ameaçado. O que anda sob sérias ameaças é a ambição tricolor no campeonato.
O Grêmio, de apenas 5,5% de aproveitamento nos jogos longe do Olímpico, terá sua primeira decisão nesta quinta-feira, contra o tricampeão São Paulo, no Morumbi. A sexta derrota em sete jogos fora de casa seria a conclusão de que o time não pode almejar nada além de uma Sul-Americana.
A exigência do adversário será maior do que foi contra Coritiba e Avaí, que integram o bloco dos que apenas lutam para se manter na primeira divisão. Por isso, a postura do Grêmio também terá de ser muito diferente do que foi até aqui.
Um empate com bom futebol até que não seria mal resultado, não fosse a sequência espinhosa que o Grêmio terá pela frente depois do São Paulo: Cruzeiro (C), Palmeiras (F), Barueri (F) e Flamengo (C). Ou seja: se quer algo além do 8º lugar de hoje, o Grêmio também precisa desesperadamente da vitória na quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CORNETA É LIVRE
Aqui o espaço é do torcedor. Deixe seu recado!