terça-feira, 18 de agosto de 2009

Sem surpresa em dezembro

Pitter Ellwanger

Palmeiras, Internacional e São Paulo são, definitivamente, os três candidatos ao título do Brasileirão 2009.
Esse é o diagnóstico que fica do 1º turno.
O Inter leva uma pequena vantagem por ainda ter dois jogos a disputar em relação aos rivais. Mas esse detalhe não passa de uma vantagem teórica. Na prática, os três clubes mostram equilíbrio entre si e favoritismo em relação aos demais.
Inter e São Paulo têm, visivelmente, grupos superiores ao do Palmeiras, com melhores alternativas de reposição - o que é fundamental numa competição de pontos corridos. No entanto, o Palmeiras equilibra a disputa na casamata. Muricy Ramalho é mais técnico do que Tite e Ricardo Gomes. É verdade que o time ainda sofre os efeitos do trabalho de adaptação ao esquema do novo treinador, mas deve engrenar no 2º turno.
Inter e São Paulo, apesar da recente crise técnica que viveram, continuam provando que o sucesso no futebol depende de planejamento. Não é a toa que os dois clubes dominam a cena do futebol brasileiro desde 2005, com uma sequência de títulos impressionante. E pelo que se viu no 1º turno, são grandes as chances de não haver surpresa em dezembro.

E o Grêmio?
É uma verdadeira incógnita.
O melhor é dar tempo ao tempo e não criar muita expectativa.

Um comentário:

  1. Pitter corneteiro, vai comer amendoim.

    O Grêmio vai sair campeão. E o Sport Club 2006, pra variar, já começou a pipocar. E dá-le Sulamiranda e Suruba Cup pra alegrar a morangada!!!

    Olha aí a seleção do campeonato óh:
    1. Victor "a Muralha Intransponível"
    2. Mário "Doril Doril Fernandes Fugiu"
    5. Réver "o Melhor Zagueiro do Brasil"
    3. Léo "Beckenbauer"
    6. Lúcio "o Usain Bolt Tricolor"
    11. Adílson "o Carrapto Peleador"
    10. "Maestro e Capitão" Tcheco
    8. Souza "o Gênio"
    9. Leandro "Guerreiro"
    7. "El Ciclón" Perea
    16. Maxi "La Barbie" López

    Não tem pra ninguém, é engrenar, cravar 88% de aproveitamento e levantar a taça. Palmeiras é o time mais fraco que já ví; São Paulo só tem pipoqueiro e eu nunca ví o R. Gomes levar algum time a lugar algum; e, finalmente, os Morangos... Bom, estes dispensam maiores explicações. Seus poucos títulos se restringem à raros lampejos de futebol - ou eventuais e rápidas sonecas dos Deuses do Futebol. E estes ocorrem somente a cada 30 anos, mais ou menos.

    Hmm, vamos comprovar esta hipótese com matemática simples:

    Anos 70; culminando em 1979 título brasileiro invicto (feito jamais repetido, mesmo em um campeonato onde os grandes paulistas não se classificaram e as equipes enfrentavam, em 70% de seus jogos, equipes semi-profissionais compostas por açogueiros, leiteiros, padeitos, etc. Ora, convenhamos, há algo de errado nisso. Talvez Deus estava em férias e deixou o Capiroto no comando - apenas especulações).

    OK, continuando. Década de 1970, a então 2005, 2006 e 2007 - atingindo seu ápice no bizarro gol de Gabiru sobre o Barça (se isso não prova que as divindades estavam em profundo sono, não sei o que mais provaria).

    Então temos: anos 1979-2006. 27 anos de espera e fila, ganhando apenas uma Copa do Brasil em 92 para amenizar. Mesmo assim, tão roubada que até hoje Sergio Manoel sofre com recorrentes pesadelos causados pela penalidade mais cavada e absurda da história do futebol brasileiro - mas a justiça divina não é cega e fez os rubros pagarem, com juros e correção moentária em 2005.

    Portanto, corneteiros e comedores de amendoim, não há razões para moléstia e pessimismo. As estatísticas mostram que as coisas voltaram ao normal. Por normal entenda-se, Grêmio forte e peleador, IMORTAL, por assim dizer. Enquanto na Padre Cacique o Inter seguirá comemorando copas obscuras contra o absoluto lanterna do campeonato Japonês por mais 30 anos, até as próximas férias divinas.
    Relembrando que até este exato momento, em que escrevo este comentário, o Oita está sendo enterrado com 10 pontos em 23 jogos - meu bom Jesus, é pior que o Ipatinga. O raio do Trinita tem 3 vitórias, 1 empate e "apenas" 19 derrotas. Senhor, que estais no céu, como permite que um time guarde apenas 15 bolas nas redes adversárias e ainda tenha que buscar a redonda 38 vezes nas suas? Deve ser o pior ataque e a pior defesa de todos os tempos no fraco e combalido futebol japonês).

    Eu encerro meu caso, não discuto mais futebol. Vamos sair campeões, vamos copar a LA 2010, e vamos de Maxi, Herrera, Perea, Souza, Tcheco, Adilson, Lucio, Rever, Victor e toda tropa.

    Faz tempo que o Grêmio não tem um time tão bom.

    Assinado: Anônimo Maluco (no fundo tu sabe quem escreveu isso!!!)

    ResponderExcluir

A CORNETA É LIVRE
Aqui o espaço é do torcedor. Deixe seu recado!