segunda-feira, 25 de maio de 2009

O primeiro passo

Pitter Ellwanger


Futebol não é milagre. É trabalho duro. O Inter é a maior prova disso. O time que hoje encanta o país começou a ser (re)montado no ano passado, dentro de um processo de reformulação do grupo multicampeão em 2006 e 2007. No último Brasileirão, apesar da condição de favorito, o Inter enfrentou percalços e não conseguiu a tão sonhada classificação para a Libertadores da América no ano do centenário. Porém, direção e comissão técnica mantiveram a convicção no trabalho, sem abandonar o planejamento. E os resultados começam a aparecer.
Portanto, é justo considerar a vitória do Grêmio sobre o Botafogo como um primeiro passo. O time não foi brilhante. Pelo contrário, em alguns momentos repetiu velhos erros e irritou a torcida. O fato é que o ambiente é outro e a mão do técnico Paulo Autuori já pode ser vista em pequenos ajustes na mecânica de jogo. Tcheco, por exemplo, finalmente fez sua “estreia” na temporada. O avanço dos meias é um indício claro do sistema que o novo treinador pretende implantar. Ele faz bem em não abandonar de vez o esquema 3-5-2, mas todos sabem que a mudança para o 4-4-2 é só uma questão de tempo. Não há necessidade de três zagueiros.
O melhor da estreia com vitória é o novo ânimo que embala os jogadores e a torcida. Em meio à instabilidade de um time em formação, a esperança renasce. Mas é preciso conter a euforia. Na quarta tem o Caracas, na Venezuela, de fato o primeiro time que pode impor dificuldade ao Grêmio nesta Libertadores. Ainda que não seja um adversário no nível de Cruzeiro e São Paulo - confronto que define o adversário de Grêmio ou Caracas na semifinal -, a partida de quarta é chance de afirmação daquilo que o Grêmio pode - ou não - conseguir na temporada de 2009.

Sem comentário...
O Inter dispensa comentários.
Os colorados estão nas nuvens com o início arrasador no Brasileirão 2009. Tem torcedor acreditando que a equipe pode repetir 1979, quando o Inter foi campeão brasileiro invicto.
Cá entre nós, é um exagero, até justificado pelo momento, mas um exagero.
O campeonato de pontos corridos é desgastante e dificilmente um clube consegue manter o mesmo ritmo até o final. Mas também é verdade que o Inter segue como grande favorito e como time a ser batido nesta temporada.
O Coritiba é o próximo a tentar bater o Colorado.
Acho difícil. Quarta, no Beira Rio, dá Inter... infelizmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CORNETA É LIVRE
Aqui o espaço é do torcedor. Deixe seu recado!