segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

No fim, Flamengo mereceu

Pitter Ellwanger

O Brasileirão 2009 poder ter sido o campeonato mais equilibrado da história. Mas também poderia ter sido o mais fácil, com um campeão já conhecido a três ou quatro rodadas do fim. Nenhum time emplacou como poderia. Faltou regularidade.
O campeão Flamengo, por exemplo, na virada do returno era apenas o 10º colocado. É claro que a arrancada a partir da 21ª rodada fez o time de Andrade estabelecer uma sequência positiva. A questão, porém, é que neste período pelo menos outros três clubes tiveram chance de disparar, o que não aconteceu. O maior exemplo é o Palmeiras, que liderou por 19 rodadas e na última acabou ficando fora até da Libertadores.
O próprio Inter, campeão do 1º turno, enfrentou um momento de instabilidade, perdendo pontos importantes dentro do Beira Rio. Depender do Grêmio foi um detalhe. A verdade é que assim como Palmeiras e São Paulo, que era líder na reta final, os colorados perderam o campeonato para si mesmo.
Entre altos e baixos dos que estavam na ponta de cima da tabela, o Flamengo acabou merecendo ser campeão. Foi o melhor time do 2º turno ao lado do Cruzeiro, alcançando 40 pontos (70,2% de aproveitamento), enquanto que o Inter ficou em 5º lugar na metade final do campeonato (28 pontos ou 49%). A rigor, foram dois campeonatos a parte, e na média deu Flamengo.
Apesar disso, os colorados não têm do que reclamar.
Eles terão a Libertadores pela frente e, mesmo sem título, isso por si só já representa uma importante conquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CORNETA É LIVRE
Aqui o espaço é do torcedor. Deixe seu recado!